O Método Suzuki

Quem foi Shinichi Suzuki?

suzuki.jpg

 

Shinichi Suzuki

Nascido no Japão, em 1898, Suzuki passou a infância trabalhando na fábrica de violinos do pai (atual Suzuki Violin Co., Ltd). Iniciou os estudos de violino aos 17 anos, após ouvir a gravação de Micha Elman, sem acesso ao estudo profissional, tentou imitar os sons que ouvia. Aos 22 foi estudar na Alemanha com Karl Kringer, onde ficou sob a guarda de Albert Einstein por um tempo tendo contato com a grande obra Filosofica do Ocidente, converteu-se ao cristianismo.

Ao retornar ao Japão, formou um quarteto de cordas com seus irmãos e começou a ensinar na Escola Imperial de Música e na Escola de Música Kunitachi, em Tóquio. Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica de seu pai de violino foi bombardeada por aviões de guerra, deixando a família em estado de extrema pobreza. Diante da situação, Suzuki começou a lecionar para crianças órfas e adotou um de seus alunos, Koji. Começou a desenvolver estratégias de ensino e filosofias, combinou aplicações práticas de ensino com a filosofia tradicional asiática e ocidental.

 

"Ensinar música não é meu objetivo principal. Quero fazer nobres seres humanos. Se uma criança ouve boa música desde o dia do seu nascimento, e aprende a tocá-la ela mesma, desenvolverá disciplina, sensibilidade e resistência. Ficará com um belo coração. "

 

Seu método, também conhecido como Educação do Talento, é utilizado em vários países em todos os continentes de nosso planeta, tem como premissa que Educação é Amor.

 

"Ele não está tentando criar o mundo de violinistas. Seu principal objetivo é abrir um mundo de beleza para crianças em todos os lugares que eles possam ter maior prazer em suas vidas através do que Deus nos deu: os sons da música "(Hermann, 1971).

 

 

Shinichi Suzuki morreu em sua casa, em Matsumoto, Japão em 26 janeiro de 1998, com 99 anos.

Entre em contato agora